Quer vender o seu imóvel? Cinco razões para escolher um contrato de exclusividade.
Um contrato de exclusividade traz tranquilidade e relaxamento ao processo de vendas
A mediação imobiliária em Portugal é muito diferente da maioria dos outros países da Europa.
Em primeiro lugar, os mediadores imobiliários em Portugal normalmente representam o cliente comprador e vendedor em simultâneo. Isso significa que o agente que coloca a casa à venda costuma ser a mesma pessoa que o agente que procura os compradores para a casa.
Em segundo lugar, a maioria das agências imobiliárias em Portugal trabalham em regime aberto. Isso significa que não só precisa vender a sua casa por meio dessa agência, mas também pode optar por colocar a sua casa no mercado através de muitos outras agências imobiliárias.
Esta última opção também é frequentemente a escolha mais popular para o cliente vendedor em Portugal. 'Quanto mais imobiliárias promoverem a minha casa, melhor, certo?', É o pensamento. Por que isso não é correto, tentamos explicar aqui com os nossos 5 motivos para a escolha de um contrato de exclusividade.
Um contrato de mediação exclusivo dá ao corretor a oportunidade de investir na promoção do seu imóvel.
Somente com um contrato de corretagem exclusivo o mediador pode ter certeza de receber pelo menos 50% da comissão acordada. Isso permite que o corretor invista na promoção do seu imóvel. Pense em anunciar o seu imóvel em portais populares como o Idealista ou o Casa Sapo, ou pagar por anúncios online e offline. Nenhum mediador sem contrato de exclusividade pode arcar com esse investimento. Em primeiro lugar, ele ou ela não tem certeza de que a casa será vendida por ele e, em segundo lugar, ele também arrisca pagar publicidade da qual outros agentes imobiliárias colherão os benefícios.
Trabalhar exclusivamente com uma agência imobiliária dá mais exposição do seu imóvel no mercado.
Esse ponto é frequentemente mal compreendido pelos clientes vendedores. Conforme descrito anteriormente, os mediadores imobiliários não podem ou dificilmente podem investir na promoção da sua casa com base num contrato de mediação não exclusivo. Depois de um tempo, eles costumam perder o interesse na sua propriedade. Portanto, eles têm pouca responsabilidade e estão certos que, se não venderem a sua propriedade, outro corretor o fará. Dessa forma, não adianta nem acelera a venda se a sua casa está à venda através de vinte dessas agências imobiliárias.
Por outro lado, um corretor com um contrato de mediação exclusivo investirá na promoção da sua casa. Na verdade, ele compartilha as informações sobre a disponibilidade da sua propriedade com uma rede de outros mediadores. Tal como acontece com um mediador não exclusivo, a sua casa não é oferecida apenas à sua própria clientela, mas também à clientela de um grande número de outros agências imobiliárias. O mediador que trabalha com contratos de mediação exclusivos nunca conta com 100% da comissão acordada. Ele conta com a possibilidade de que outro agente imobiliária também trazer-lhe o cliente comprador.
Um interlocutor, um preço e uma informação centralizada
Para você, como cliente vendedor, esse ponto é talvez a maior vantagem. Em vez de se comunicar com dez agentes imobiliárias, tem um único mediador como pessoa de contacto com um contrato de exclusividade. Ele divide a sua comissão com outras agências imobiliários para vender a sua casa o mais rápido possível. Todos os 'benefícios' de um contrato não exclusivo, mas sem o ‘stresse’ de trabalhar com várias agências.
Se a corretora não possui contrato de mediação exclusiva, o investimento em divulgação, o partilho de informações com outros participantes do mercado e o atendimento diferenciado é quase sempre inferior, pois não há garantia de lucro para esses mediadores.
Então, quem se beneficia mais com a assinatura de um contrato exclusivo? Você, o dono!
Um contrato de mediação exclusivo oferece o melhor negócio para o proprietário
Mais uma vez, os clientes vendedores muitas vezes interpretam mal o termo "exclusividade". Um contrato de mediação exclusiva não confere exclusividade à venda do seu imóvel. Um contrato de mediação exclusivo só dá exclusividade na promoção e comercialização do seu imóvel. Por ser o agente imobiliário que o representa com exclusividade, ele investe mais tempo e dinheiro na promoção e comercialização da sua casa, sabendo que, mesmo que não seja o agente vendedor, tem a garantia de receber uma parte da comissão. Corretores com contrato aberto e não exclusivo não contam com esta garantia.
Os mediadores com contrato de mediação não exclusiva não têm esta garantia e nunca podem fazer a promoção, comercialização e acompanhamento do processo de venda com a mesma dimensão, pois não têm garantia do lucro na venda do seu imóvel.
Porque um agente imobiliário com contrato de mediação exclusiva tem total responsabilidade pelo processo de venda do seu imóvel e o representa como proprietário (e não como cliente comprador), este mediador também está ao seu lado até ao fim e defende os seus interesses.
Se tem a sua casa promovida por várias agências imobiliárias sem exclusividade, essas agências geralmente tentam forçar negócios para evitar a perda do comprador. Essas agências estão sob pressão e colocam essa pressão sobre você também. Isso raramente resulta num bom negócio. Uma agência com contrato exclusivo não sofre essa pressão e, portanto, não precisa pressioná-lo.
O feedback certo e as informações mais verdadeiras
Como todas as visitas passam pelo mediador com contrato de exclusividade, ele também tem a visão mais perfeita e completa do feedback dos clientes. Ele reconhece imediatamente os pontos negativos e inibidores de vendas e pode removê-los em consulta com você. Ele também pode ajustar a descrição do seu imóvel conforme a realidade da sua casa. Resultado: haverá menos visitas de clientes que não procuram este tipo de imóvel (e, portanto, não são os clientes certos para o seu imóvel). Juntamente com o facto de outros mediadores saberem que existe um contrato de exclusividade sobre esta casa, proporciona mais visão geral e tranquilidade no processo de venda. Não será assediado diariamente por agências imobiliárias que lhe oferecem um contrato de mediação aberto e não receberá visitas de clientes não qualificados.
Com um contrato de exclusividade, existe apenas uma estratégia e apenas um imóvel à venda. No caso de uma promoção não exclusiva do seu imóvel, esta é descrita de diferentes formas pelos diferentes mediadores e ainda publicada com preços diferentes.
Os compradores muitas vezes pensam serem propriedades diferentes com características semelhantes. Devido à lei de oferta e demanda, o valor subjetivo da sua propriedade diminui como resultado.
As informações fornecidas ao mercado por um corretor exclusivo são consistentes, diligentes e representam a propriedade com veracidade.
Tem dúvidas sobre a compra ou venda de imóveis em Portugal? Sinta-se à vontade para nos contactar sem qualquer compromisso. Estamos felizes em ajudá-lo.